Stop-motion, a animação mais artesanal no mundo do cinema

jack-tim-burton

Stop-Motion é uma técnica de animação que consiste em fingir mover objetos estáticos por meio de uma sucessão de imagens fotografadas. O movimento do objeto estático é construído, quadro a quadro, manipulando o objeto entre os disparos. Em geral, animações em stop-motion são aquelas que não se enquadram na categoria de desenhos animados ou animação por computador, isto é, eles não foram desenhados ou pintados, mas foram criados tirando imagens da realidade. Assim, o stop-motion é usado para produzir movimentos animados de qualquer objeto, rígido e maleável. Como brinquedos, blocos de construção, bonecos articulados ou personagens criados a partir de argila de modelagem. Também poderíamos definir essa maneira de animar como animação em sua forma mais pura, porque o movimento é construído quadro a quadro. Manipule a boneca com as próprias mãos e trabalhe com outros materiais progressivamente do jeito que a sua imaginação poder te guiar.

O que é a animação stop-motion

coraline

Nos últimos anos, seu nome em inglês também se tornou popular: stop-motion. Nele, objetos estáticos e imóveis colocados na frente de uma câmera são animados. Consiste em fingir o movimento dos referidos objetos capturando quadros: em cada quadro o objeto se move um pouco e em cada nova mudança de posição, o objeto deve sempre ter sido orientado em uma determinada direção em relação à mudança anterior de posição e quadro, salvando, em tanto quanto possível, a maior continuidade lógica do movimento a ser imitado. Mais tarde, ao reproduzir os quadros um após o outro, a projeção na tela cria a ilusão de ótica de que o objeto está se movendo por conta própria. Qualquer objeto tridimensional pode ser animado dessa maneira, mas, em geral, os bonecos são animados geralmente equipados com um esqueleto de metal interno articulado.

Como se utiliza essa técnica?

Stop-motion é uma técnica de animação que consiste em fingir mover objetos estáticos através de uma série de imagens estáticas sucessivas. Você pode usar qualquer material, bonecas maleáveis (argila de modelagem), objetos sólidos ou até pessoas físicas. Em cada foto que tiramos, deve haver uma pequena modificação para fazer o movimento, quanto menor a modificação, mais realista será a animação. Duas grandes variantes de animação em stop-motion: a feita com argila de modelagem ou qualquer outro material maleável (também conhecido como nome inglês claymation) e a feita com objetos rígidos. A pixilização é uma variante da técnica de stop-motion que consiste em tirar fotos de uma pessoa mantendo uma postura fixa para cada quadro, transformando-o em um fantoche humano. A ideia do stop-motion é fingir movimento a partir de uma série de fotografias. Recomenda-se que, para obter um movimento realista, o seu stop-motion tenha 24 fotografias por segundo, que é a frequência do cinema. Embora o mínimo para produzir vídeos fluidos seja de 12 fotos por segundo, mas não menos. Raccord: é o termo usado no cinema para nomear a relação de continuidade entre os diferentes aspectos de um plano. Quando você está fazendo o stop-motion, observe que ele não perde a continuidade. Já a iluminação: esse aspecto está intimamente ligado ao cabo de corrida. No stop-motion, não pode haver saltos de iluminação, pois se uma foto for mais escura que a outra ou tiver uma temperatura de cor diferente, a ação não será realista e o vídeo não ficará bem.

Stop-motion com argila ou Claymation

victor-emily

Plasticização (Claymation) é o termo dado à animação de stop-motion audiovisual usando argila de modelagem, massa de modelar ou algum outro material completamente maleável. A animação de plasticina é um clássico em stop-motion. Consiste em capturar fotografias com uma câmera, pois a forma dos objetos maleáveis é levemente alterada. Os objetos geralmente são esculpidos em argila ou materiais semelhantes, geralmente em torno de esqueletos de arame, e dispostos em um conjunto. É dada especial atenção à construção do conjunto, sua iluminação deve ser consistente, bem como a localização dos objetos, e de preferência deve estar em uma sala silenciosa. Também é dada atenção à deterioração do material dos objetos, que quando manipulados ficam sujos e podem exigir restauração de tempos em tempos. Fazendo figuras simples com argila de modelagem e com base na modelagem, deformação ou substituição, criamos cada uma das molduras que comporão nosso filme.

Filmes feitos em stop-motion

O cinema animado passa por um estágio particularmente produtivo, algo que também ajuda o público a responder de maneira tão positiva à maioria dos títulos que chegam aos cinemas. Isso também ajuda as sequências ou títulos a proliferar cada vez mais, que no final ainda são pequenas variações do que já vimos em inúmeras ocasiões. O stop-motion é uma técnica que se refere a dar vida a um objeto estático que, através de foto a foto, cria uma sequência até que ele se mova em molduras. Alguns dos filmes mais famosos em stop-motion da atualidade são: Kubo, Caroline e a porta secreta, O estranho mundo de Jack e o famoso a fuga das galinhas que narra as aventuras de um grupo de galinhas em sua eterna tentativa de escapar de uma fazenda, até encontrar um galo desajeitado chamado Rock, que promete ajudá-las a fugir.

Você pode gostar